Jovem autista desaparecido há quase três anos é encontrado a mais de 1 mil km de casa
O desaparecimento de um adolescente autista que já durava quase três anos nos Estados Unidos teve um final inesperado, mas feliz.
No último dia 9 de abril, as autoridades do Condado de Summit, Utah, ouviram falar de um jovem vagando pela área com um carrinho de compras por várias semanas e quando o encontraram descobriram que, na verdade, ele foi dado como desaparecido há quase três anos no norte da Califórnia, cidade a mais de 1.100 quilômetros de distância.
Os encarregados do xerife contam que responderam ao chamado de um posto de gasolina na manhã de 9 de abril na área metropolitana de Park City, após um “membro da comunidade preocupado” falar que viu o homem dormindo lá, disse.
Ao chegar no local, os policiais conversaram com o homem e ofereceram para ele se sentar dentro de um de seus veículos para se aquecer e começaram a pesquisar quem ele era, de forma discreta: “Através de interações anteriores e da interação de sábado, ficou claro para os deputados que o homem se comunicava de maneira diferente”. Na ocasião eles colheram algumas informações, fizeram um post nas redes sociais e incluíram uma hashtag de conscientização sobre o autismo em sua postagem no Facebook.
Porém, um despachante começou a examinar as páginas do site do Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas e, em mais de uma dúzia de páginas, encontrou um pôster desaparecido de Connerjack Oswalt. Agora com 19 anos, ele foi dado como desaparecido em setembro de 2019 de Clearlake, Califórnia, a noroeste de Sacramento e a cerca de 11,5 horas de carro de onde estava atualmente.
Ao estar diante do fato, as autoridades acreditavam que era a mesma pessoa que encontraram tremendo no posto de gasolina.
“Os policiais começaram a fazer ligações e conseguiram entrar em contato com a mãe de Connerjack”, disse o tenente Andrew Wright, do xerife do condado de Summit, à CNN por mensagem de e-mail.
Ele conta que sua mãe disse às autoridades que Oswalt tinha uma marca de nascença distinta no pescoço. Os deputados encontraram a marca em Oswalt, disse Wright. A partir deixa o aumento eles começaram a pensar em formas de fazer o reencontro entre a família que inicialmente aconteceu por telefone e depois pessoalmente emocionando todos os envolvidos.
Atualmente Oswalt já está sob cuidados, mas ele ainda está em atendimento e ainda não foi para Idaho, disse Wright.
Com informações da CNN Brasil
